segunda-feira, 16 de maio de 2011

A História do móvel planejado no Brasil



Uma inspiradora história de persistência e sucesso.

Na presidência Getúlio Vargas governava o Brasil, no rádio tocava Roberto Carlos, nos campos de futebol a Copa do Mundo de 1950. No Centro da cidade de São Paulo, nascia a primeira fábrica de armários embutidos do Brasil.


A entrevista é com o precursor dos armários embutidos produzidos em série no Brasil, o Sr. Marcelo Martines. Hoje com seus 80 anos e ainda atua na gestão da sua empresa Celmar Móveis Planejados. Fábrica que completa este ano 61 anos de mercado.

"Contar a história da Celmar é como fabricar um móvel: há momentos em que os traços são retos e exatos como num projeto, há outros, em que só o talento pode dar forma, cor e textura".


Criada em SP na Rua Conde de Sarzedas, próximo a praça João Mendes, o Sr. Martines iniciou seus primeiros trabalhos prestando serviços para o antigo Mappin, na montagem das suas lojas. O Mappin foi uma loja de departamentos tradicional do Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Fundada em 1774 na cidade de Sheffield, na Inglaterra, foi trazida posteriormente para o Brasil pelos irmãos Walter e Hebert Mappin.









Porão na rua Conde de Sarzedas SP


Durante os 86 anos em que atuou em São Paulo, foi uma das pioneiras do comércio varejista. Na década de 30, inovou ao colocar etiquetas com os preços nas vitrines. Foi a propulsora do crediário. Entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro da elite paulistana. Antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local. A loja na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, se tornou referência da marca.


Surgiu então a Marcenaria Sarzedas, fundada em 1950.



De onde surgiu a ideia de produzir móveis em série?




Estava no auge dos seus meus 17 anos de idade e abri a minha primeira sociedade no que é conhecido hoje como empreendedorismo por necessidade. Eu tinha que sobreviver e já havia sido estagiário em algumas empresas. Eu não queria mais ser empregado de ninguém, daí abrimos a empresa e começamos a trabalhar no porão da casa do meu pai.




Os móveis eram na época feitos á mão, lixados e pintados com todo o cuidado para que o móvel ficasse perfeito.









Primeiros móveis em série no Brasil


O maior fabricante de peças eram os EUA. Os americanos sempre gostaram de comprar e montar seus próprios móveis, eles compram ferramentas e tratam disso como um hobby, consertam seus próprios carros na garagem, cortam sua própria grama. Havia também um mercado de móveis e portas que eram embutidos na alvenaria, ou seja, partiu daí a ideia de produzir esses móveis no Brasil. Nós brasileiros gostamos de ter tudo prontinho entregue em casa.




Na época já havia entendido que a cama existia duas serventias, dormir em cima, e guardar coisas embaixo, daí surgiu à ideia da cama com gavetas que foi patenteada por 10 anos e após esse período caiu sob domínio público está hoje no mercado e que todos conhecem. Resolveu-se um problema de ocupação de espaço e iniciou assim uma produção em série, fruto de uma necessidade da população.




Quem foram os apoiadores deste projeto inicial?




Eu não queria ser empregado de ninguém. Queria trabalhar e ser dono do meu próprio negócio. Meu sogro que era contador, ele administrou o negócio como se fosse dele, e um dia ele me disse que havia comprado dois apartamentos um pra ele e outro pra mim.




Meu sogro acreditou que o Jânio ia valorizar a moeda e vendeu uma casa e um terreno em SP e aplicou tudo em bancos. Como ele trabalhava demais e tudo foi conquistado com muito suor e trabalho, resolveu investir neste mercado que parecia uma forma de parar a desvalorização do seu dinheiro.







Primeira loja montada em São Paulo, década de 60


O meu pai foi quem me cedeu o primeiro espaço pra eu trabalhar no porão da nossa casa. Eu trabalhava todos os dias da semana, de madrugada muitas vezes, não sabia o que eram sábados, domingos ou feriados durante muito tempo.




O Senhor diria que a influência foi européia ou americana?




Foi por necessidade mesmo. Eu precisava continuar no negócio após o encerramento do contrato com o Mappin. Aos 20 anos compramos máquinas e começamos a produzir armários em série, havia essa necessidade em SP naquele tempo.




Qual foi a melhor fase da Celmar nesses 60 anos?




Foram todas muito boas. Não tenho nenhuma em específico. Fui dirigente do São Paulo (clube do coração) durante muito tempo.




De todas as fases se aprende lições importantes na vida. Tudo que se faz aqui se paga, se você fizer o bem e cuidar das pessoas, vais ter isso em retorno. Ter a pessoas de confiança em setores importantes da empresa se tornou uma premissa básica.




E qual foi a pior fase?




No inicio confiei em muitas pessoas a quem não devia. As primeiras lojas não eram minhas e de repente acordei com uma dívida imensa pela quebra de um lojista em SP. Ele era meu maior comprador e braço direito. Eu não contava com isso.




Tive que negociar até com os funcionários da fábrica que aceitaram receber parte do salário para que eu pudesse me capitalizar novamente e seguir em frente.




Como conseguir as pessoas certas pra estar à frente de setores importantes?




Ter humildade, tratar todos da mesma forma. Eu chego à fábrica, e meu relacionamento com todos é como amigos. Não existe essa barreira de patrão empregado. Sempre tive a humildade de saber de onde vim, de ter sido criado em uma família que presava por esses valores. Tens que montar uma equipe de gente amiga, para que tenha sucesso e crescimento sustentável.




Quais são as perspectivas de futuro?




A oscilação do dólar é uma das questões onde se tem de estar atento, com o dólar baixo, é hora de investir em máquinas e equipamentos.




Com o investimento do governo cada vez maior nas classes mais carentes, vê-se a necessidade de criar outras linhas de produção. Hoje já temos em linha a Predilecta, que é um produto voltado pra essas classes. Já temos estudos de outras linhas onde vamos atender plenamente o cliente que esta investindo no projeto “minha casa minha vida”.




São Paulo não vai parar nunca de crescer, sempre haverá oportunidades, sempre haverá investimentos. Temos as maiores e mais lucrativas construtoras do mundo localizadas no Brasil, estamos em franca expansão. E todos eles vão precisar de móveis para suas casas, tem mercado pra todos.




O Brasil teve a sorte de crescer no momento onde o mundo todo estava em declínio. Todas as economias mundiais estão de olho no Brasil, sem mencionar os eventos de Copa do Mundo e Olimpíadas. Estamos em evidência, o brasileiro esta consumindo mais e todos vão ganhar com isso.




O Brasil ainda precisa de um líder no governo que nos represente de acordo com as nossas expectativas, alguém que realmente tenha um plano de longo prazo, que vá além do tempo de mandato.




Histórico




Com 60 anos de mercado, a Celmar é hoje uma referência entre as mais importantes indústrias do setor moveleiro.












Cama com gavetas na Feira de Utilidades Domésticas

Sua história apresenta a evolução da marca, focada em oferecer soluções integrais para móveis planejados.


A empresa foi inaugurada em 1950 como Marcenaria Sarzedas, num pequeno porão de uma antiga casa no centro da cidade de São Paulo.


Nos anos 60, mudaria para uma área de aproximadamente mil metros quadrados, passando a implantar lojas na capital.




Na década de 70, ocupando uma área de aproximados 6 mil metros quadrados de fábrica, consolidou-se com uma rede de revendedores em todo território nacional.


Em 1985 a unidade fabril mudou-se para o atual endereço, com mais de 50 mil metros quadrados. A partir dos anos 90, passou a organizar uma cadeia de lojas exclusivas com a marca Celmar, em todo país.


Cada móvel da Celmar é a síntese dessa história, que continua sendo fabricada até hoje com tecnologia avançada, profissionais altamente competentes e principalmente, muito talento.




É a inventora da famosa cama com gavetas, tendo desfrutado por 10 anos da exclusividade concedida pela patente conquista junto ao INPI.




Desenvolveu e patenteou o sistema de cama giratória e embutida em armários, conhecida como Versátile, para ampliação do espaço de dormitórios.




É a criadora de cama-box com estrado articulado, tipo basculante, acionado por molas e pistões, com patente requerida ao INPI no início da década de 80.




É a introdutora do acabamento italiano Goffratto no Brasil, com exclusividade de uso autorizado pela fabricante por 2 anos.




É a pioneira na utilização do sistema de pintura tintométrico, que permite a elaboração de 720 cores para acabamento tanto em lacca alto brilho, pintura gofrato e vidros.




Possui também diversas outras patentes de produtos, ferragens e sistema de montagem.




Para saber mais visite a mais nova loja da marca em São Paulo na Rua Aurélia, 2160, Vila Romana - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário